quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GOLPE DA VENDA DE MOTO PELA INTERNET

 Por: Fabrício Barbuto
Bem, pessoal, o assunto que eu vou tratar nesse post é muito desagradável, mas está tornando-se cada vez mais comum. Infelizmente, alguns golpistas estão colocando anúncios de vendas de motos pela internet, com preços extremamente atraentes, porém utilizando de fotos e até mesmo de dados pessoais de outras pessoas para a aplicação do golpe.
Falo isso porque estou sendo vítima desse golpe. Estão utilizando o meu nome como se eu fosse um vendedor. Vou explicar o golpe de forma sucinta e escalrecedora. O texto abaixo foi reproduzido do MOTO.com.br, o maior portal de anúncio de vendas de motos do Brasil.
“Moto no exterior
O indivíduo informa não ser brasileiro e diz estar no exterior. Diz que veio a trabalho para nosso país, onde adquiriu uma moto. Posteriormente, teve de retornar a seu país de origem, levando o veículo. Lá, ele descobre que não pode regularizá-la e por isso decide vender a tão baixo preço para alguém do Brasil, arcando com os custos de envio. Nesse momento ele solicita que você realize um depósito para firmar interesse na compra e oferece uma forma “segura” para a transação, onde diz que os fundos ficarão sob custódia até que o comprador receba a moto. Historinha bem contada, né??? Mas, É FRAUDE!
Veja os procedimentos de pagamento que o golpista propõe:
1.    Eu vou pagar para a entrega.
2.    Uma vez que a transação será iniciado, você terá que fornecer um seguro de depósitos garantidos à Companhia de Transportes cerca de 20% do preço da moto.
3.    Após o período de inspeção 10 dias:
- Se você aceitar comprar minha moto, você vai ter que pagar o resto do montante.
- Se você não aceitar comprar minha moto, se você vai ficar desapontado sobre a minha moto, o seu seguro de depósito seguro será totalmente devolvido a você. Depois você receberá o seu depósito, a moto será entregue de volta à Inglaterra...”
 
O “vendedor” também explica como funciona o método de transporte da moto da Europa para o Brasil:
 
1.    Você vai ter a moto em seu endereço residencial em um máximo de 3-5 dias.
2.    A partir do momento que você começa a moto, você terá 10 dias à sua disposição para a moto e verificar documentos (o seu pode verificar a moto no revendedor, ou em qualquer lugar que você quiser).
3.    Você tem a opção de rejeitar a moto, se após o período de inspeção de 10 dias, você vai ficar desapontado por minha moto
No meu caso específico, anunciei no MOTO.com.br uma Harley-Davidson Sportster 883R ano 2008 em Novembro de 2011. Consegui vender a moto em Junho de 2012.
O outro “vendedor” colocou um anúncio, utilizando os dados da minha moto e por um valor abaixo de R$ 15.000,00, utilizando-se da história acima relatada. O valor pedido pelo “vendedor” é bem inferior ao valor de mercado deste modelo, que é em torno de R$ 21.000,00.
Aos futuros vendedores de motos, deixo aqui algumas dicas que, se eu tivesse usado-as, talvez não estaria passando por isso agora:
1)    NUNCA, digo com bastante ênfase, NUNCA coloque no anúncio ou informe dados da moto (placa, RENAVAN, chassis, etc.) seja por qualquer meio (e-mail, telefone). Foi informando esses dados por e-mail a um suposto comprador que eu caí no golpe. O sujeito entrou em contato comigo dizendo-se morador da região norte do Brasil e que iria viajar com dinheiro na mão para comprar a minha moto. Por isso, pediu os dados da moto. Depois que eu passei as informações, o sujeito sumiu.  A partir daí, meus problemas começaram.
2)    Dê preferência a fotografar sua moto em ambientes públicos e APENAS A MOTO, sem ninguém conhecido ou você em cima ou ao redor. Evite fotografar a moto na garagem de sua casa, ou na portaria de seu prédio. Também não fotografe a placa da moto. Caso o faça, apague os números utilizando um programa de edição de fotos (pode ser o Paint mesmo).
3)    Coloque apenas o seu primeiro nome no anúncio. Por eu ter colocado meu sobrenome e por este ser um sobrenome pouco comum, ficou mais fácil para os golpistas utilizarem um nome “não-brasileiro”. Informe também APENAS um e-mail e um telefone celular para contato.
4)    Caso resolva também anunciar a moto nas redes sociais (Facebook, Google+, etc.), verifique antes se o seu perfil nestas redes está habilitado para que apenas seus amigos possam visualizar. Isso evita que qualquer pessoa possa averiguar seus dados pessoais.
5)    E se aparecer alguém interessado em ver a moto fisicamente, evite combinar de mostrar a moto em sua casa. Dê preferência a locais públicos, como por exemplo estacionamento de shoppings ou supermercados. Com certeza haverá movimento de pessoas transitando que irá inibir a ação de bandidos.
Quero deixar bem claro que eu não só utilizo os sites como RECOMENDO a utilização deles. Já vendi e comprei algumas vezes e nunca havia tido problemas até então. Infelizmente, por um descuido básico meu, essa situação ocorreu. Tomando as devidas precauções, os sites são as melhores ferramentas para você comprar ou vender a sua moto.
Caso você queira obter maiores informações sobre os golpes que estão sendo utilizados, entre nos links abaixo:
A todos um grande abraço e ótimos negócios.

8 comentários:

  1. Pois é gente! Ele anunciou esta semana no bomnegocio.com e eu entrei em contato. Desconfiado do preço, resolvi ver até onde ele iria com essa historinha... após tentar me enrolar pelo email europemotos@yahoo.com ele desistiu após minha várias perguntas. ELE CONTINUA FAZENDO.

    ResponderExcluir
  2. pessoal, tenho uma pista, tem um cara com esse mesmo golpe me cantando, se dizendo que mora na europa, de 750 suzuki que esta postada no bom negocio.com
    clica no estado de rondonia e na filtragem aparece lá suziki 750,00 srad azul

    ResponderExcluir
  3. to com um negocio assim, o cara falou que esta em Londres e que me manda a moto em casa sem despesas se eu pagar à vista qdo ela chegar. Me pediu Nome completo, endereço e telefone.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz esse negocio virou febre. to passando pelo mesmo problema. Veja o que escreveu:
    As taxas do transporte será em torno de R$ 800 - R$ 1200, eu vou pagar os custos de envio, o valor total que você terá que depositar incluindo a entrega para o seu endereço é R$ 9.700.

    Apenas para que você saiba mais algumas informações: a motocicleta será entregue em seu endereço residencial.
    Entrega padrão normalmente leva 5-7 dias úteis.
    Você receberá a moto juntamente com o recibo assinado com firma reconhecida em cartório brasileiro preenchido e autenticado, a nota fiscal, manuais e 2 chaves.

    Em relação com o dinheiro, você vai pagar para transportadora a quantidade necessária e eles vão mantê-lo sob custódia deles até que você vai obter a moto.
    NOTA: Para a sua segurança você vai fazer transferência de dinheiro em conta bancária da transportadora. Como nos vamos fazer a transação através de uma transportadora de muito confiança, você vai fazer transferência de dinheiro em conta bancária Brasileiro, para transportadora.
    Você será dado um período de inspeção 3 dias durante o qual você pode decidir se você mantê-la ou não.
    Se você está satisfeito com ela, você vai confirmar a transportadora para que eles possam liberar os fundos para mim, se você não estiver satisfeito com moto, a transportadora vai reembolsar seu dinheiro em maximo 24 de horas.Telefone número +44 7778 161327 Gustavo Ribeiro Rocha

    ResponderExcluir
  5. Estou falando com esse cara nesse momento ... PILANTRA

    ResponderExcluir
  6. Esse imundo tentando passar o golpe com bike agora ...
    http://pa.olx.com.br/regiao-de-belem/ciclismo/cannondale-supersix-evo-156863130

    ResponderExcluir